• UK users: Due to a formal investigation into this site by Ofcom under the UK Online Safety Act 2023, we strongly recommend using a trusted, no-logs VPN. This will help protect your privacy, bypass censorship, and maintain secure access to the site. Read the full VPN guide here.

• Hey Guest,

Today, OFCOM launched an official investigation into Sanctioned Suicide under the UK’s Online Safety Act. This has already made headlines across the UK.

This is a clear and unprecedented overreach by a foreign regulator against a U.S.-based platform. We reject this interference and will be defending the site’s existence and mission.

In addition to our public response, we are currently seeking legal representation to ensure the best possible defense in this matter. If you are a lawyer or know of one who may be able to assist, please contact us at [email protected].

Read our statement here:

Donate via cryptocurrency:

Bitcoin (BTC): 34HyDHTvEhXfPfb716EeEkEHXzqhwtow1L
    Ethereum (ETH): 0xd799aF8E2e5cEd14cdb344e6D6A9f18011B79BE9
    Monero (XMR): 49tuJbzxwVPUhhDjzz6H222Kh8baKe6rDEsXgE617DVSDD8UKNaXvKNU8dEVRTAFH9Av8gKkn4jDzVGF25snJgNfUfKKNC8
J

jaefr12

Member
Apr 26, 2025
8
Boa tarde, pessoal, tudo bem?

Comecei a pesquisar recentemente sobre métodos de suicídio, mas independente da decisão de prosseguir ou não, sempre estive ciente de que deveria me organizar para a minha morte.

Trabalho com direito e seguros, então, sei o quanto a falta de planejamento afeta a vida das pessoas que ficaram.

Pelo seguro não tem muito o que fazer, pois teria que esperar 24 meses e, sinceramente, não sei se vou aguentar tanto tempo.

Pensei em contratar ano passado, mas não quero me comprometer a ter que viver por mais 2 anos. E não faz sentido pagar algo sabendo que não vão conseguir obter indenização.

Logo, restou pesquisar os valores nas próprias agencias funerárias. Entrei em contato com duas e os valores para cremação onde eu moro são de R$ 6.800 a R$ 8.000.

Penso em cremação porque quero doar os meus órgãos e cremação possui custo único, não necessitando que paguem eternamente o anuidade do jazigo. No longo prazo, cremação é bem mais barata, até porque não sou tão velha (28 anos) e meus pais estão entre 50-55 anos.

Como não sabia todos os gastos, pedi para o Claude (similar ao Chat GPT, mas melhor com análise de documentos) elaborar dois checklists, um de ações imediatas e outro de todos os custos envolvidos (a base de alguns valores foram os custos no meu estado)

Checklist dos Documentos e Etapas em Caso de Falecimento

Ações Imediatas:

Solicitar certidão de óbito em cartório.
Reunir documentos básicos: RG, CPF, certidão de nascimento/casamento da pessoa falecida e dos herdeiros.
Reunir documentação dos bens: escritura de imóveis, documentos de carros, extratos de contas e investimentos, comprovantes de dívidas, contratos de prestação de serviços (internet, TV, etc.).
Localizar e apresentar o testamento (registrado ou não).
Contatar advogado e/ou cartório.
Iniciar processo de inventário (extrajudicial, se possível).
Calcular e pagar ITCMD (se acima do valor de isenção do estado).
Arcar com custos de honorários advocatícios e cartorários.
Realizar partilha/transferência dos bens.

Custos de falecimento e transmissão de bens

1. Despesas Funerárias

Serviços funerários
(preparação do corpo, urna, ornamentação, velório): Valor estimado: R$ 2.000,00 a R$ 5.000,00
Translado do corpo (caso necessário): Valor estimado: Variável conforme distância e empresa (costuma ser cobrado à parte)
Cremação (inclui taxas do crematório, urna específica, cerimônia): Valor estimado: R$ 3.000,00 a R$ 7.000,00
Sepultamento (caso não haja cremação): Taxas de cemitério: R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 (não inclui aquisição de jazigo)
Aquisição de jazigo: Pode variar muito conforme local e prestador
Publicação de obituário em jornal/meio digital: Valor estimado: R$ 200,00 a R$ 500,00 (esse acho que é bem mais raro, pois hoje todo mundo utiliza redes sociais)

2. Despesas com Documentação

Certidão de óbito
: Custo: Primeira via gratuita; segundas vias ~R$ 50,00
Testamento público em cartório: Custo: R$ 200,00 a R$ 4.920,10 (tabela de emolumentos do estado)
Testamento particular: Custo: Reconhecimento de firma (~R$ 10,00 por assinatura)
Registro de testamento em cartório: Valor: Variável, consulte o cartório local
Certidões diversas (nascimento, casamento, negativas fiscais, propriedade de bens): Custo: Variável conforme cartório, geralmente entre R$ 30,00 e R$ 150,00 por documento

3. Custos do Inventário

Inventário extrajudicial em cartório
: Custo: R$ 200,00 a R$ 4.920,10 (tabela do estado, depende do valor dos bens)
Inventário judicial: Custas judiciais: Aproximadamente 2,5% do valor dos bens (mín. 5 URC, máx. 1.000 URC)
Honorários advocatícios: Extrajudicial: normalmente 6% do valor do patrimônio / Judicial sem litígio: 8% / Judicial com litígio: 10% ou mais
Custas de publicação, oficiais de justiça, perícias, avaliações judiciais: Valor: Variável, pode acumular centenas ou milhares de reais dependendo do caso

4. Impostos Incidentes

ITCMD
(Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação - estado): Alíquota: 3% a 6% sobre o valor venal dos bens transmitidos / Isenção: Até 2.000 UPF-Estado (aprox. R$ 46.727,00)
Imposto de Renda (caso haja ganho de capital na transmissão ou venda de bens herdados)
Outros eventuais: Taxas municipais para transferência de imóveis, taxas Detran para veículos, etc.

5. Honorários de Profissionais

Advogado
: Custo: Conforme acima (item inventário), normalmente de 6% a 10% do patrimônio total, negociável
Contador: Custo: R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00 para avaliação patrimonial, obrigações fiscais, apuração de impostos
Despachante (veículos, imóveis): Custo: R$ 500,00 a R$ 1.500,00 por serviço

6. Despesas com Bens e Obrigações do Falecido

Dívidas em aberto
: Somatório de empréstimos, financiamentos, cartões, tributos
Despesas com imóveis: Condomínio: Mensalidade em aberto, valores mensais / IPTU: Tributo anual / Manutenção: Reparos ou custos para preservação do patrimônio
Despesas com veículos: IPVA, multas, transferências, manutenção
Cancelamento ou rescisão de serviços (internet, TV, telefone, clubes, assinaturas): Eventuais taxas de rescisão contratual

7. Outros Custos Eventuais e Bancários

Mudança de titularidade de imóveis e veículos
: Valor: Taxas variáveis por cartório e Detran, normalmente de R$ 500,00 a R$ 2.000,00 por bem
Tarifas bancárias (encerramento de contas, transferências, resgate de investimentos): Conforme tabela de cada instituição
Custos com animais de estimação: Alimentação, adoção, cuidados, eventuais despesas veterinárias ou eutanásia

-----

Basicamente, o meu plano é deixar um valor separado para cobrir todas as despesas (no meu caso, não tenho imóvel ou carro e meus bens materiais estão na casa dos meus pais, então não há preocupação com inventário) e quando, de fato, tiver certeza que isso é o que eu quero, vou transferir tudo o que eu tenho para os meus pais antes de morrer, pois a conta bancária é bloqueada a partir do momento em que o falecimento é notificado.

Também quero deixar um passo a passo para resolver as questões que não tenho como resolver em vida, contato de colegas advogados que conheço, caso não consigam resolver algo, etc.

E como trabalho com outras pessoas, também vou deixar um documento com todos os clientes e os meus acessos para que a pessoa que trabalha comigo não seja prejudicada.

Não sei se esqueci de considerar alguma questão relevante, então peço a sugestão de vocês.

A princípio, esse é o início do meu planejamento, mas já que vim aqui perguntar sobre média de cremação e questões relevantes, decidi compartilhar com vocês.

• Hugs
  • Love
Reactions: JamesMoonDerWater and Novaaa
Novaaa

Novaaa

Member
May 4, 2025
14
Obrigado pela informação. Portugues é minha terceira língua e sempre tento praticá-la. O Brasil é meu país favorito. Sinto muito pela situação pela qual você está passando.

• Love
Reactions: jaefr12
Ashes of a Dreamer

Ashes of a Dreamer

Looking for freedom out of this hell
Dec 29, 2024
112
Vamos lá:

1 - Se pretende doar órgãos, precisa escolher bem qual método usará (dependendo de qual escolher, não poderá doá-los);

2 - Em relação à parte bancária, convencer seus pais a ter uma conta conjunta com vc ajuda bastante, já que, então, ela não será bloqueada pelo seu óbito (como conseguirá convencê-los é uma outra história);

3 - Pesquise sobre declaração de última vontade, documento que pode deixar escrito para informar o que quer que seja feito com seu corpo, detalhes do funeral, partilha de bens de pequeno valor, como roupas, sem necessidade de registro em cartório para validação.

4 - Se decidir continuar viva, já pensou em abrir uma consultoria para suicidas? Acabei de ter essa ideia por conta do seu tópico rsrsrsrsrsrs

• Love
  • Like
Reactions: jaefr12 and Novaaa
Warlord's Pulse

Warlord's Pulse

Time to end this endless war
May 27, 2024
203
Primeiramente, muito cuidado com a ideia de transferir dinheiro para alguém logo antes de se matar, isso pode colocar a pessoa que recebeu o dinheiro como suspeita em uma possível investigação (principalmente a depender das circunstâncias da sua morte).

Enfim, putz tudo isso parece muita dor de cabeça, eu já estou tendo o trabalho de ter que lidar com uma vida de merda e meu planejamento suicida, eu vou deixar tudo isso pra quem fica. Mas vai de cada um. Muito disso parece exagero também, simplesmente inconcebível que toda morte as pessoas vivas tenham todas essas preocupações, não me lembro de tudo isso quando alguns familiares morreram.

E sinceramente? Somos suicidas, boa parte dos suicidas não vão deixar muita coisa pra trás. Assim como você eu também não deixaria imóvel ou automóvel, meus bens pessoais como "computador" não necessitam de inventário. Uma solução simples que pensei seria pegar todo meu patrimônio em investimentos/conta corrente e reunir em stable coin numa carteira de criptomoeda, e deixar as palavras de acesso escritas num papel para meu irmão. Isso garantiria que ele teria todo meu dinheiro sem dor de cabeça, no máximo na hora de sacar ele teria a parte de declarar renda/ganhos em investimentos.

Sobre ser cremado ou não, enterrado ou não, ter órgãos doados ou não, bem, eu não conseguiria me importar menos. Podem até jogar meu corpo aos porcos, se quiserem.

Last edited:
  • Like
Reactions: Mateira and jaefr12
J

jaefr12

Member
Apr 26, 2025
8
Vamos lá:

1 - Se pretende doar órgãos, precisa escolher bem qual método usará (dependendo de qual escolher, não poderá doá-los);

2 - Em relação à parte bancária, convencer seus pais a ter uma conta conjunta com vc ajuda bastante, já que, então, ela não será bloqueada pelo seu óbito (como conseguirá convencê-los é uma outra história);

3 - Pesquise sobre declaração de última vontade, documento que pode deixar escrito para informar o que quer que seja feito com seu corpo, detalhes do funeral, partilha de bens de pequeno valor, como roupas, sem necessidade de registro em cartório para validação.

4 - Se decidir continuar viva, já pensou em abrir uma consultoria para suicidas? Acabei de ter essa ideia por conta do seu tópico rsrsrsrsrsrs

1 - Esse é um bom ponto. Tinha me esquecido completamente desse detalhe. Vou colocar nas minhas análises, obrigada!

2 - Essa parte infelizmente não teria como fazer, pois com certeza iriam suspeitar. A pessoa para a qual iria transferir o valor não entende muito de tecnologia, então é possível transferir o valor com dias de antecedência.

3 - Estou pesquisando! Um dos motivos que quero fazer a declaração é porque independente do método que escolher, o pior cenário é sobreviver e ficar dependendo de equipamentos. A ideia é já deixar claro que não quero isso. Se vai ser respeitado, é outra história.

4 - Não é uma má ideia, mas conhecendo o Brasil e o brasileiro, capaz de a família descobrir e infernizar o consultor por isso. Se tem uma coisa que eu gosto de evitar é estresse e lidar com familiar me culpando com certeza se encaixaria nisso.
Primeiramente, muito cuidado com a ideia de transferir dinheiro para alguém logo antes de se matar, isso pode colocar a pessoa que recebeu o dinheiro como suspeita em uma possível investigação (principalmente a depender das circunstâncias da sua morte).

Enfim, putz tudo isso parece muita dor de cabeça, eu já estou tendo o trabalho de ter que lidar com uma vida de merda e meu planejamento suicida, eu vou deixar tudo isso pra quem fica. Mas vai de cada um. Muito disso parece exagero também, simplesmente inconcebível que toda morte as pessoas vivas tenham todas essas preocupações, não me lembro de tudo isso quando alguns familiares morreram.

E sinceramente? Somos suicidas, boa parte dos suicidas não vão deixar muita coisa pra trás. Assim como você eu também não deixaria imóvel ou automóvel, meus bens pessoais como "computador" não necessitam de inventário. Uma solução simples que pensei seria pegar todo meu patrimônio em investimentos/conta corrente e reunir em stable coin numa carteira de criptomoeda, e deixar as palavras de acesso escritas num papel para meu irmão. Isso garantiria que ele teria todo meu dinheiro sem dor de cabeça, no máximo na hora de sacar ele teria a parte de declarar renda/ganhos em investimentos.

Sobre ser cremado ou não, enterrado ou não, ter órgãos doados ou não, bem, eu não conseguiria me importar menos. Podem até jogar meu corpo aos porcos, se quiserem.

Com certeza, mas a ideia é organizar certinho para não acontecer isso, inclusive deixando orientação do que a pessoa deve fazer.

É um exagero, mas sou extremamente exagerada com questões de organização, então se encaixa com a minha realidade. No meu caso, a ideia é mitigar o prejuízo financeiro e estresses burocráticos de quem ficou. É a minha forma de dizer 'o problema não é você, sou eu'.

É uma boa ideia. Hoje meus investimentos estão diversificados (ações, cripto e renda fixa), como sei que meus pais não sabem lidar com isso, iria liquidar tudo e transferir junto com o saldo de conta corrente. Mas esse segundo cenário é melhor. O pior seria deixar em conta e eles terem o trabalho de fazer inventário para desbloquear.

Para mim, não é tanto sobre o meu corpo em si, mas evitar que eu me torne um prejuízo maior. Vejo familiares que morreram e a família tem que dividir a anuidade do jazigo e não quero que meus pais tenham que lidar com isso. Já basta a decepção.

Sobre a doação de órgãos, é uma forma de dar utilidade a minha morte. Parte do meu problema em decidir e fazer algo sobre isso (além da falta de coragem), é pensar que toda a minha existência foi um completo desperdício de espaço. Não vivi bem e não fiz nada de útil.

Eu sei que essa é a realidade de 99% das pessoas, mas gostaria que pelo menos o final fosse um pouco melhor do que o resto foi. Talvez eu desista disso, principalmente, porque não tinha considerado tanto a questão de escolha do método, mas se conseguir planejar tudo, escolher um método e ainda sim conseguir doar, consideraria uma vitória.

Last edited: