O diagnóstico de bipolaridade é bem complexo, porque como a maioria dos transtornos mentais afetam as pessoas de formas diferente, pelo que meu psiquiatra me disse (bipolaridade foi a primeira suspeita) para fechar o diagnóstico é necessário pelo menos um episódio de mania.
Exite sim um tipo de bipolaridade que em que a pessoa cicla entre os extremos em questão de horas, mas a bipolaridade de verdade não é do jeito que as pessoas costumam falar (que geralmente é só groselha viu, não confie no senso comum).
Mudanças de humor podem ser causadas por um monte de outras condições, TDAH (meu caso), depressão, TOC, TAG e por aí vai.
Se você realmente suspeita de ter bipolaridade, nesse caso não tem como fugir do tratamento. Somente acompanhamento psiquiátrico e psicológico pra dar conta mesmo, fiz um ano e meio de tratamento com lítio (estabilizador de humor) até o meu psiquiatra ficar confortável em começar a tratar o TDAH. Porque quem é bipolar não pode tomar medicação estimulante de jeito nenhum.